O Direito na prática

A partir da criação do site do escritório Grace Cruz Advogados Associados, teremos o prazer de publicar textos de interesse jurídico, de forma clara e de fácil entendimento, com a finalidade de levar o Direito a todos.

O Direito existe para solucionar conflitos sociais e jurídicos. Na verdade, o Direito surgiu como meio de regular a vida em sociedade, normatizando as relações interpessoais, seja no âmbito público ou privado.

Mas o que tudo isso significa na prática?

Bem, imagine os moradores de um lugar, por exemplo, que não possuam regra alguma. Não há nada que garanta que aquele pedaço de terra tem dono; ou aquela casa que o vizinho construiu é dele; ou que naquele casal que se desfez, um pode ficar com tudo e outro sem nada.

Vamos mais longe, e imaginemos que alguém nesse lugar se ache merecedor de mais atenção e bens que os outros. Esse “dono da cidade” acredita poder tomar para si o que desejar; a mulher que quiser; além de encarcerar livremente seus desafetos.

É aí que entra o direito, com suas normas e regras, justamente para impedir situações como essas. Ninguém pode avançar sobre o que é do outro, seja em que área for.

Eis que é aí também que entram os desembargadores, juízes, promotores públicos e advogados, cuja função é exatamente permitir que o direito seja entregue a quem dele precisa.

Por isso, conte conosco, sempre que precisar!