Planejamento previdenciário garante sucesso na aposentaria


As mudanças nas regras da Previdência criaram muitas incertezas. Ainda vou conseguir me aposentar? Devo continuar contribuindo para o INSS? Qual tipo de aposentadoria é mais vantajosa? Essas e muitas outras dúvidas podem ser esclarecidas com um planejamento previdenciário feito por advogado especializado no assunto.

Planejamento previdenciário é uma ferramenta que dá segurança e permite ao segurado, em conjunto com o advogado, estabelecer a melhor data de aposentadoria, projetar o valor que deseja receber e com quanto deve contribuir.

Existem cinco tipos de aposentadoria – a por tempo de contribuição, especial, por pontos, por idade e por incapacidade. Cada espécie de benefício tem suas caraterísticas e regras a preencher. Apenas com uma análise perfeita será possível saber qual a que melhor se encaixa ao perfil de cada segurado.

Mas não só a aposentadoria merece atenção.

As alterações nas leis previdenciárias levaram os contribuintes, em especial os autônomos, a suspender o pagamento mensal à Previdência, porque acreditam que não mais vão se aposentar. No entanto, não se pode esquecer que a finalidade da previdência é justamente assegurar reservas durante os infortúnios da vida: velhice, doença e morte.

A título de exemplo, o relato de uma jovem viúva, com dois filhos pequenos, que consultou o escritório porque seu marido morreu de Covid-19 e o INSS negou a pensão por morte a ela e aos filhos. Por que? O marido era autônomo e, acreditando que não iria mais se aposentar, deixou de recolher as contribuições previdenciárias, sem saber o que isso acarretaria a sua família. Com essa atitude, ele perdeu a qualidade de segurado e as coberturas que a previdência social oferece.

Por fim, deve-se ter um cuidado especial para o planejamento de sucesso: contratar um advogado de confiança, especializado no assunto, que conheça a fundo Direito Previdenciário e os procedimentos do INSS. Ele é quem pode corretamente seus direitos, tanto na esfera administrativa quanto na judicial. Pesquise escritórios experientes e verifique as qualificações da equipe para ter mais segurança. Você também pode procurar indicações com amigos e pessoas conhecidas que já tenham precisado de suporte profissional.