Our Recent Posts

Archive

Tags

VALE A PENA ANTECIPAR A APOSENTADORIA?




O aumento no prazo de recolhimento de contribuições, a exigência de pedágio para quem ainda não atingiu a idade para aposentadoria e fixação de prazo maior para obter benefício no valor integral levam segurados a questionar se vale a pena antecipar a aposentadoria. Para responder essa questão se faz necessário avaliar caso a caso. Portanto nada de ir direto ao INSS pedir aposentadoria antecipada sem antes consultar um advogado previdenciarista para escolher o benefício que mais se encaixa às suas necessidades.



Uma coisa é certa: na maioria das vezes, a antecipação pode não ser o ideal, porque reduz o valor do benefício. Assim, em alguns casos, trabalhar um pouco mais pode significar um benefício mais vantajoso.

Há casos em que se aposentar mais cedo pode ser uma vantagem, porém o benefício será menor. Então, vale a avaliar senão seria o caso de esperar um pouco mais.

A Reforma da Previdência também alterou significativamente o regime das aposentadorias, extinguindo a aposentadoria por tempo de contribuição, por exemplo. Por isso, também é preciso checar as regras de transição para cada caso e escolher a mais benéfica para você.

Depois de analisar tudo e escolher a aposentadoria é fundamental preparar a documentação para fazer o pedido ao INSS. Devem ser apresentadas todas as provas de vínculos e contribuições realizadas ao longo da vida. Também é fundamental reunir comprovação de trabalho sob risco (PPP, laudo ambiental, formulários...) e, caso tenha, provar tempo rural, com prova material e testemunhal.

Caso tenha trabalhado por conta própria sem recolher contribuições, o segurado pode procurar a Receita Federal, comprovar a atividade e, se autorizado, pagar as guias atrasadas, mês a mês.